ELE ODIAVA AUDIÊNCIAS.
ELE ODIAVA AUDIÊNCIAS.
Um ator contou-me que o público apupou-o em seu
primeiro aparecimento no palco. Acrescentou que a peça
era muito ruim e que, fora de dúvida, não desempenhava
um bom papel. Admitiu-me francamente que, por muitos
meses, odiou os espectadores. Chamava-os de
insensíveis, palermas, estúpidos, ignorantes, tolos
etc. Desgostoso, deixou o teatro e durante um ano
trabalhou numa loja.
Um dia, um amigo convidou-o para assistir a uma
conferência em Nova York sobre o tema "Como Viver em
Harmonia Consigo Mesmo". Essa conferência mudou
inteiramente a sua vida. Voltou ao palco e passou a
rezar, com sinceridade, pelos espectadores e por si
próprio. Dele fluía amor e boa-vontade todas as
noites, antes de aparecer em cena. Tornou um hábito
afirmar que a paz de Deus enchia os corações de todos
os presentes, os quais estavam plenamente inspirados e
preparados para o espetáculo. No decorrer de cada
desempenho enviava vibrações de amor para a
assistência. Hoje ele é um grande ator e ama e
respeita o público. Sua boa-vontade e consideração são
transmitidas para os outros e por eles sentidas.
TRATANDO COM PESSOAS DIFÍCEIS
Há no mundo pessoas difíceis de tratar,
mentalmente destorcidas e deformadas. Estão mal
condicionadas.
Muitas são delinquentes mentais, hostis, não
cooperativas sempre irritadas, cínicas, amargas. Estão
psicologicamente doentes. Muitas outras pessoas
possuem a mente deformada e destorcida, provavelmente
em decorrência de algum fato acontecido na infância.
Outras possuem ainda deformidades congênitas. Você não
condenaria uma pessoa que teve tuberculose e,
portanto, não pode condenar uma pessoa que está
mentalmente doente. Ninguém, por exemplo, odeia ou tem
ressentimento de um corcunda - pois saiba que há
muitos corcundas mentais. Você deve ter compaixão e
compreensão. Tudo compreender é tudo perdoar.
A MISÉRIA ADORA COMPANHIA
A personalidade odiosa, frustrada, destorcida e
deformada está fora de sintonia com o Infinito.
Ressente-se dos que têm paz, são felizes e alegres.
Geralmente critica, condena e difama aqueles que lhe
demonstraram bondade e compaixão. Assume a seguinte
atitude: por que ele deve ser tão feliz se eu sou tão
desgraçado? Deseja atrair a todos para o seu próprio
padrão de vida. A desgraça adora companhia. Quando
você compreender plenamente isso, ficará tranquilo,
sereno, calmo.
A PRÁTICA DA EMPATIA NAS RELAÇÕES HUMANAS
Uma moça procurou-me recentemente e declarou que
odiava outra jovem que trabalhava em seu escritório.
Apresentou como motivo o fato de a outra jovem ser
mais bonita, mais feliz e mais rica do que ela,
estando, além disso, noiva do chefe da companhia em
que trabalham. Um dia, depois do casamento, a filha
paralítica (de um casamento anterior) da mulher que
ela odiava foi ao escritório. A criança abraçou a mãe
e disse-lhe: "Mamãe, adoro o meu novo papai! Veja o
que ele me deu!" E mostrou à mãe um lindo brinquedo
novo.
Disse-me ela: "Meu coração dirigiu-se para a
menina e compreendi quanto ela se sentia feliz. Tive
uma visão da felicidade que aquela mulher possuía. De
repente, passei a ter-lhe amor e fui à sua sala e
desejei-lhe toda a felicidade do mundo, com toda a
sinceridade".
Nos círculos psicológicos modernos isso é chamado
de empatia, que significa tão-somente a projeção
imaginativa de sua atitude mental na outra pessoa. Ela
projetou sua atitude mental e o sentimento do seu
coração na outra mulher e começou a pensar e ver as
coisas através do cérebro da outra. Estava, na
verdade, pensando e sentindo como a outra mulher e
também como a criança, pois igualmente se projetara na
mente da criança. Estava considerando desse ponto de
vista a mãe da criança.
Se se sentir tentado a injuriar ou pensar mal de
outra pessoa, projete-se mentalmente na mente de
Moisés e pense do ponto de vista dos Dez Mandamentos.
Se estiver propenso a ter inveja, ciúme ou raiva,
projete-se na mente de Jesus e pense desse ponto de
vista - e sentirá então a verdade das palavras Amai-
vos uns aos outros...
O APAZIGUAMENTO NUNCA VENCE
Não permita que as pessoas tirem vantagens de você
e façam vencer argumentos por acessos de raiva, crises
de choro ou ataques cardíacos aparentes. Essas pessoas
são ditadores que tentam escravizá-lo e fazer com que
se torne dócil às suas ordens. Seja firme, embora
delicado, e recuse-se a ceder. O apaziguamento nunca
vence. Recuse-se a contribuir para a delinquência,
egoísmo e senso possessivo dessas pessoas. Lembre-se -
faça sempre o que considera certo. Você está aqui para
realizar seu ideal e permanecer fiel às verdades
eternas e aos valores espirituais da vida, que também
são eternos.
Não dê a ninguém o poder de desviá-lo de sua
finalidade, do seu objetivo na vida, que é o de
expressar seus talentos ocultos ao mundo, servir à
humanidade e revelar cada vez mais a sabedoria, a
verdade e beleza de Deus a todas as pessoas do mundo.
Permaneça fiel ao seu ideal. Saiba, com absoluta
clareza, que o que contribuir para a sua paz,
felicidade e realização deve, necessariamente, ser
também uma benção para todos os homens que andam sobre
a Terra. A harmonia de uma parte é a harmonia do todo;
pois o todo está na parte e a parte está no todo. Tudo
o que você deve ao outro, como diz São Paulo, é amor -
o amor é a realidade da lei da saúde, da felicidade e
da paz de espírito.