POR QUE ESCOLHER A INFELICIDADE?
POR QUE ESCOLHER A INFELICIDADE?
Muitas pessoas escolhem a infelicidade nutrindo
ideias como as seguintes: "Hoje vai ser um dia negro;
tudo vai sair errado". "Não vou conseguir". "Todos
estão contra mim". "O negócio está ruim e vai piorar".
"Chego sempre tarde". "Nunca tenho oportunidade". "Ele
pode, mas eu não posso". Se você assume essa atitude
mental logo pela manhã, fará com que assim seja e se
tornará bastante infeliz.
Comece a compreender agora que o mundo em que vive
é determinado em grande parte pelo que vai em sua
mente. Marco Aurélio, o grande filósofo e sábio romano
disse: "A vida de um homem é o que seus pensamentos
constroem". Emerson, o mais notável filósofo
americano, disse: "Um homem é aquilo que ele pensa
durante o dia inteiro". Os pensamentos que você nutre
habitualmente em sua mente têm tendência a se
converterem em realidade.
Não permita os pensamentos negativos, os
pensamentos derrotistas e maldosos, os pensamentos
deprimentes.
Lembre frequentemente à sua mente que você não
pode passar por nada que não exista antes em sua
mentalidade.
EU SERIA FELIZ SE TIVESSE UM MILHÃO.
Visitei muitos homens em instituições mentais que
eram milionários e, no entanto, insistiam em afirmar
que eram indigentes miseráveis. Estavam internados por
causa de tendências psicopáticas, paranoicas e
maníaco- depressivas. A riqueza por si mesma não faz
ninguém feliz. Por outro lado, a riqueza não é um
fator que impeça a felicidade. Hoje há muitas pessoas
tentando comprar felicidade através da aquisição de
aparelhos de rádio e televisão, de automóvel, de casa
de campo, de iate, de piscina. Mas a felicidade não
pode ser comprada ou procurada dessa maneira.
O reino da felicidade está em seu pensamento e
sentimento. Muitas pessoas acreditam que é preciso
algo artificial para produzir felicidade. Algumas
dizem: "Se eu fosse eleito prefeito, se me tornasse
presidente da organização ou fosse promovido a
gerente-geral da corporação seria um homem feliz."
A verdade é que a felicidade é um estado mental e
espiritual. Nenhuma das posições mencionadas traria
necessariamente a felicidade. Sua força, alegria e
felicidade consistem em encontrar a lei da ordem
divina e ação correta alojada em seu subconsciente e
em aplicar esses princípios em todas as fases de sua
vida.
ELE DESCOBRIU QUE A FELICIDADE ERA A COLHEITA DE
UMA MENTE TRANQUILA
Durante uma série de conferências em São
Francisco, há alguns anos atrás, entrevistei um homem
que era bastante infeliz e estava muito abatido com os
rumos que seus negócios estavam tomando. Ele era o
gerente-geral.
Seu coração estava cheio de ressentimento contra o
vice-presidente e o presidente da organização.
Afirmava que se opunham a ele. Por causa do seu
conflito interno, os negócios estavam declinando e ele
não recebia dividendos nem bonificações.
O seu problema foi resolvido da seguinte maneira:
logo pela manhã, a primeira coisa que fazia era
afirmar calmamente que "todos os que trabalham em
nossa corporação são honestos, sinceros, cooperativos,
fiéis e cheios de boa-vontade para com todos. São elos
mentais e espirituais na cadeia do crescimento, bemestar e prosperidade dessa corporação. Eu irradio
amor, paz e boa-vontade em meus pensamentos, palavras
e ações para os meus dois" sócios e para todos na
companhia. O presidente e o vice-presidente de nossa
companhia são orientados divinamente em todos os seus
empreendimentos. A infinita inteligência do meu
subconsciente toma todas as decisões através da minha
pessoa. Há apenas ações corretas em todas as nossas
transações de negócios e em nossas relações uns com os
outros.
Eu envio o mensageiro de paz, amor e boa-vontade
antes de mim ao escritório. A paz e a harmonia reinam
supremas nas mentes e nos corações de todos aqueles
que trabalham na companhia, inclusive eu Vou agora
iniciar um novo dia cheio de fé, esperança e
confiança".
Esse diretor repetia a oração acima, três vezes de
manhã, sentindo sempre a verdade do que afirmava.
Quando pensamentos de medo ou raiva vinham à sua mente
durante o dia, dizia para si mesmo: "Paz, harmonia e
equilíbrio governam minha mente em todas as ocasiões."
Conseguindo assim disciplinar a sua mente,
cessaram todos os pensamentos perniciosos e a paz
entrou em sua mente. Ele fez a sua colheita.
Pouco depois, escreveu-me para contar que, ao fim
de duas semanas de esforço para reorganizar sua mente,
o presidente e o vice-presidente chamaram-no e
elogiaram suas operações e suas ideias novas e
construtivas, ressaltando como eram afortunados em têlo como gerente-geral. Ele ficou bastante feliz em
descobrir que o homem encontra a felicidade dentro de
si próprio.
O OBSTÁCULO, NA VERDADE, NÃO EXISTE.
Li há alguns anos um artigo de jornal sobre um
cavalo que refugara, certa vez, ao encontrar um tronco
de árvore na estrada. Nos dias seguintes, sempre que
passava pelo tronco o cavalo refugava. O fazendeiro
arrancou o tronco, queimou-o e nivelou a estrada.
Contudo, nos vinte e cinco anos seguintes, sempre que
passava pelo local onde estivera o tronco, o cavalo
refugava. Na verdade, refugava ante a memória do
tronco.
Não há obstáculo para a sua felicidade a não ser
em seus próprios pensamentos e imagens mentais. O medo
ou a preocupação o está fazendo recuar? O medo é um
pensamento em sua mente. Você pode removê-lo a
qualquer momento com fé no sucesso de suas realizações
e na vitória sobre todos os seus problemas.
Conheci um homem que fracassou nos negócios.
Disse-me ele: "Cometi muitos erros. Agora aprendi
bastante.
Vou voltar ao negócio e serei um estrondoso
sucesso". Ele enfrentou o obstáculo que havia em sua
mente. Não se lastimou nem se queixou, removeu o
obstáculo do fracasso e, pela fé no apoio dos seus
poderes interiores, expulsou todos os pensamentos de
medo e as antigas depressões. Acredite em si mesmo e
terá sucesso e será feliz.